Mas não se desanime! Se realmente fosse uma ideia inédita, isso significaria que você não teria nenhuma base para saber como fazer e, mais importante, não teria como garantir que funcionaria. Ter concorrentes é essencial para validar o seu mercado, entender o setor, obter métricas e referências, e descobrir o que funciona e o que não funciona. Sem essa base, você teria que testar tudo por conta própria, descobrir se alguém compraria o seu produto, se ele é realmente útil e resolve um problema que as pessoas querem solucionar.
Pense comigo: até grandes empresas lançam novos produtos no mercado constantemente, e muitos deles falham. A diferença é que essas empresas podem perder milhões de dólares/reais em testes e simplesmente seguir em frente para o próximo experimento. Agora, eu não sei você, mas eu com certeza não posso me dar ao luxo de fazer isso.
Então, o que fazer em uma pesquisa de mercado?
Primeiro, comece entendendo quem são seus concorrentes diretos e indiretos:
- Diretos: Empresas que vendem exatamente o que você vende, para o mesmo público.
- Indiretos: Empresas que vendem produtos próximos dos seus, mas que compartilham o mesmo público.
Depois disso, é importante analisar alguns pontos sobre eles:
- Como é o layout da loja e a experiência dos compradores?
- Quais promoções e condições de pagamento eles oferecem?
- Como é a comunicação deles? Formal, informal, amigável?
- Como são as artes visuais que eles utilizam? Focam no produto, nas pessoas, ou em alguma característica específica?
- Como eles atraem clientes? Quais campanhas e estratégias de marketing utilizam?
- Como são os preços?
Existem, claro, muitos outros aspectos que você pode coletar em uma pesquisa de mercado. Existem, inclusive, profissionais e empresas especializadas apenas nisso. Não posso te ensinar tudo aqui, mas se você responder a essas perguntas, já terá um bom direcionamento para tomar decisões sem precisar testar tanto, poupando tempo e dinheiro.
Agora que você reuniu todas essas informações e está tomando decisões para o seu negócio, documente tudo. Escreva em um documento cada concorrente, cada referência, cada ideia e cada decisão. Você vai precisar consultar essas informações muitas vezes. Revise esse documento com frequência, adicione novos dados sempre que puder. Análise de mercado é um trabalho contínuo.
Minha última dica: copie, mas não faça igual. Não se sinta mal por replicar algo que seu concorrente fez. Acredite, ele também se baseou em referências. Mas, ao usar algo como inspiração, faça com a sua identidade, seu conceito e os valores que você quer para a sua empresa.
Além dessas dicas, preciso dar um alerta importante principalmente para quem está começando no empreendedorismo: empresas falem o tempo todo, e por vários motivos, e um dos principais é a falta de atualização. Muitas empresas não acompanham as mudanças no mercado e no comportamento dos consumidores. Você provavelmente já ouviu falar da Blockbuster, que faliu com o surgimento dos serviços de streaming, como Netflix e Amazon. Mesmo que seu negócio esteja indo muito bem, não acredite que ele será uma mina de ouro para sempre. Por isso, reforço a importância de realizar pesquisas de mercado constantemente, tanto com concorrentes diretos quanto indiretos. Às vezes, é o concorrente indireto que pode roubar todos os seus clientes.