Esse ponto é crucial para entender o que você precisará fazer para alcançar o sucesso com sua loja. Compreender como seus concorrentes atingiram o sucesso ajudará a definir o caminho para sua própria loja.
Um dos maiores motivos para lojas fecharem antes mesmo de começarem de verdade é que os empreendedores não percebem o quanto precisam investir, fazer, ou esperar para alcançar o volume de vendas sustentável para manter o negócio lucrativo. Aqui estão algumas verdades importantes que sempre digo aos meus clientes:
Sua loja não vai fazer sucesso da noite para o dia, não vai crescer sem investimento, e não vai dar lucro nos primeiros meses de operação. E, acima de tudo, lembre-se:
NÃO É PORQUE SUA LOJA ESTÁ NO AR QUE AS PESSOAS VÃO COMEÇAR A COMPRAR AUTOMATICAMENTE.
Costumo fazer a seguinte analogia: uma loja virtual é como abrir uma loja física em uma rua pouco movimentada. As pessoas só vão encontrar sua Loja se você divulgar de maneira eficaz e estratégica.
Agora, voltando aos concorrentes, eles são sua referência. Observe como eles se posicionam no mercado digital: como são suas campanhas, anúncios, postagens, stories, promoções, e a posição nos resultados de busca do Google. A partir disso, você pode mapear o que é possível replicar, como replicar, e ter uma ideia clara de como será seu pós-lançamento.